(64) 3603-2720
OUVIR AGORA
NO AR: Sempre Fiél

Notícias

Subsecretaria entregou premiação para vencedores do Concurso de Merendeiras

08/12/2015 05:35:23 | Em: Diversos

A solenidade de premiação dos vencedores do Concurso de Merendeiras aconteceu na manhã do dia 02 de dezembro de 2015, na Sede da Subsecretaria, município de Iporá-GO. Contou com a presença dos diretores, supervisores, executores da merenda (merendeiras), representantes das Associações de Cooperativas da Agricultura Familiar do Médio Araguaia e do município de Iporá. A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, foi representada por uma equipe da Gerência da Merenda Escolar, na pessoa da Professora Bianka Moraes Jordão Sousa, Gerente da Merenda Escolar de Goiás, entre outras autoridades, parceiros do comercio local e convidados.

 

O Concurso de Merendeiras ocorreu com o objetivo de valorizar o trabalho das equipes responsáveis pela alimentação oferecida aos escolares e incentivar o pescado na alimentação escolar. A Subsecretaria Regional de Educação, Cultura e Esporte de Iporá-GO promoveu o 1º Concurso “Merendeiras: Educadoras do Sabor” na Regional de Educação de Iporá, composta por 9 municípios e 26 Unidades Escolares. Também foi uma forma de comemorar a XII Semana do Peixe (28/09 a 18/10) e o Dia da Merendeira (31/10).

 

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, parceira deste Concurso, ofereceu os prêmios para as três escolas que tiveram o melhor desempenho na prática dos Procedimentos Operacionais Padronizados e em Boas Práticas. Também foram analisados outros critérios como o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), limpeza e organização da cozinha e dispensa, ações de Educação Alimentar e Nutricional – EAN e aceitabilidade da preparação ofertada aos alunos, tendo como ingrediente principal o peixe, incluindo a sardinha.

 

As comissões julgadoras e avaliadoras foram formadas por cinco profissionais da Subsecretaria na primeira etapa e por três da Gerência da Merenda Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, na etapa final. Outro item importante que contou como pontuações foram as telas milimétricas nas janelas e portas das cantinas escolares, como meio de proteção e segurança na manipulação dos alimentos.

 

A idealizadora e executora do 1º Concurso “Merendeiras: Educadoras do Sabor!”, Professora Eunice de Sousa Costa Almeida, Técnica em Alimentação Escolar, na Subsecretaria Regional de Educação, Cultura e Esporte de Iporá, emocionada pela concretização, ressaltou a importância de reconhecer os trabalhos realizados pela equipe da Merenda Escolar e valorizar mais os profissionais que executam o Programa Nacional de Alimentação Escolar no ambiente escolar, e que o tema deste concurso foi para demonstrar o carinho e respeito que as merendeiras merecem receber. Que fazem parte do quadro de educadores, educando o nosso paladar, são as “educadoras do sabor”.

 

As merendeiras das três Unidades Escolares premiadas em 1º, 2º e 3º lugares, foram contempladas com certificados e com aventais personalizados, e pelo depoimento da Supervisora da Merenda Escolar, do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, senhora Joana D’arc Barbosa de Oliveira, este evento proporcionou as Unidades Escolares, a oportunidade de mostrar os trabalhos das merendeiras. “Este concurso veio para valorizar nosso trabalho e nos proporcionar uma oportunidade de mostrar o que sempre desempenhamos com muito carinho e dedicação, nos trazendo mais confiança de que nossa tarefa é muito importante, nos dando mais vontade de fazer o melhor. E que mesmo diante dos obstáculos, conseguimos estar em primeiro lugar”, declarou.

 

O diretor do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Professor Robério Ferreira de Jesus destacou que o Concurso propiciou algo diferente na Merenda Escolar, visto que a introdução do pescado é uma experiência nova dentro da Unidade Escolar, devido à falta do produto no mercado e pelo alto valor econômico que o mesmo possui. “No início, causou um pouco de ansiedade, insegurança, mas obtivemos êxito em todas as fases do concurso”. Parabenizou a Subsecretaria pela iniciativa e agradeceu as merendeiras de sua Unidade Escolar pelo empenho e dedicação em fazer sempre o melhor em prol de uma alimentação saudável.

 

A Gerente da Merenda Escolar, Bianka Moraes Jordão Sousa, ressaltou que o concurso permite melhorar cada vez mais a qualidade da merenda escolar e a prática dos Procedimentos Operacionais Padronizados, de acordo com as diretrizes da Vigilância Sanitária. “ Foi um concurso muito bem planejado e sentimos felizes com estas ações de EAN – Educação Alimentar e Nutricional e de incentivo do pescado na alimentação. Parabéns ao Subsecretário Professor Jeronimo Martins de Brito Neto, pela brilhante iniciativa e apoio à equipe do Departamento da Merenda desta Subsecretaria, aos servidores Gilmar Freitas e Eunice Almeida”, avaliou.

 

O Subsecretário Regional de Educação, Cultura e Esporte de Iporá, Professor Jeronimo Martins de Brito Neto disse que o trabalho da Subsecretaria é ampliado a cada dia para garantir que a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar seja realizada com excelência e a alimentação ofertada aos alunos seja de qualidade. “Por meio deste Concurso, vimos a importância que cada um faz em prol da melhoria da alimentação escolar e na oferta de preparações variadas e com qualidade. A inclusão do pescado na alimentação escolar é um desafio muito grande ainda, em nossa rede de ensino. Agradecemos à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, por meio da Gerência da Merenda Escolar, pelo apoio, prêmios e a presença da Gerente da Merenda Escolar, Professora Bianka Jordão, pois engrandeceu a solenidade de premiação”, disse.

 

O 1º Concurso “Merendeiras: Educadoras do Sabor!”contou com a parceria da SEDUCE-GEMES, do Shopping do Marceneiro, Focus Contabilidade, do município de Iporá-GO e das Cooperativas da Agricultura Familiar, do Médio Araguaia.

 

Todos os participantes e convidados, no final da solenidade, saborearam preparações tendo o peixe como ingrediente principal, como: torta saborosa de batata doce com peixe, torta de pão de forma com atum, escondidinho de mandioca com peixe, lasanha de pão com peixe. A aceitação das preparações atingiu o índice satisfatório.

 

Vencedoras:

 

1º lugar
Premiação: Refrigerador
Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira
Município de Doverlândia-GO
Diretor: Robério Ferreira de Jesus
Supervisora Especial da Merenda Escolar: Joana D’arc Barbosa de Oliveira
Merendeiras e Agentes Administrativos, responsáveis pela execução do concurso: Leila Ferreira Vidal, Maria Aparecida Barbosa, Wellen Fidelis de Moura, Cléia de Fátima Gugel, Eronice Oliveira da Silva Machado.
Preparação: Torta Nutritiva de Sardinha

 

2º lugar
Premiação: Fogão Industrial de 4 bocas
Colégio Estadual Dona Eva
Município de Iporá-GO
Diretora: Maria Marcilene Morais Carvalho
Supervisor Especial da Merenda Escolar: Hanilton Garcia Barbosa
Merendeiras: Criseuda N. Vieira Morais e Marlene Augusta Cândida
Preparação: Caldo de Peixe

 

3º lugar
Premiação: Liquidificador Industrial
Centro de Atendimento Educacional Especializado de Iporá-Go – CAEE
Município de Iporá-GO
Diretora: Lúcia Lamonier da S. Miranda
Supervisor Especial da Merenda Escolar: Otalício Carvalho Ataides
Merendeiras: Divair dos Santos Araújo e Divina Neres Dotori
Preparação: Bobó de peixe

 

IDEALIZADORA DO 1º CONCURSO “MERENDEIRA: EDUCADORAS DO SABOR!”: 
Eunice de Sousa Costa Almeida- Técnica em Alimentação Escolar-S.R.E de Iporá-GO.

 

COMISSÃO JULGADORA DA SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DE IPORÁ-GO: 
Donizete Aparecido de Matos, Eunice de Sousa Costa Almeida, Gilmar Oliveira de Freitas, Jabson Abadio Miguel, Lourdes Antônia da Silva Oliveira e Lilian Rejane Oliveira dos Santos Lamounier.

 

COMISSÃO JULGADORA DA GERÊNCIA DA MERENDA ESCOLAR/SEDUCE:
Bianka Moraes Jordão Sousa, Lorran Abrantes e Luciene Rates B. Marinho.

 


Texto: Eunice de Sousa Costa Almeida
Revisora de texto: Lilian Rejane Oliveira dos Santos Lamounier.
Fotos: Renata Marques Ferreira de Lima e Silva

Veja Também: