(64) 3603-2720
OUVIR AGORA
NO AR: Bom dia Cidade

Notícias

Acadêmicos de Engenharia Ambiental realizaram visita técnica

03/11/2015 05:59:26 | Em: Educação

No início deste mês, os acadêmicos do 4º e 6º período da Faculdade de Engenharia Ambiental da Universidade de Rio Verde – UniRV - Campus Caiapônia, matriculados nas disciplinas Recursos Naturais e Manejo de Ecossistemas, Qualidade e Tratamento da Água e Tratamento de Efluentes Líquidos e Gasosos Industriais e Urbanos fizeram uma visita técnica a uma estação de tratamento de água (ETA), localizada no município de Iporá e a uma estação de tratamento de esgoto (ETE), sediada no município de Caiapônia. Ambos os sistemas são de responsabilidade da SANEAGO.

 

Os discentes foram recepcionados pelos responsáveis: o Técnico em Saneamento João José Gomes (ETA) e a Técnica Industrial em saneamento Fabia Carvalho (ETE), que receberam o grupo, direcionaram a visita e esclarecerem dúvidas dos futuros engenheiros sobre os temas. Além dos profissionais da concessionária, a atividade foi supervisionada pelos professores Isaac Ponciano, Camila Trein e Wmarley Goulart.

Na estação de tratamento de água, foi apresentado o processo desde a captação no rio, o tratamento dito convencional (coagulação, floculação, decantação, filtração, alcalinização, desinfecção e fluoretação) até a distribuição para a população. 

Já em Caiapônia, os acadêmicos conheceram o lugar que é encaminhado para o tratamento do esgoto gerado e coletado nas residências. O sistema é compreendido por gradeamento e desarenador, seguido por uma série de lagoas de estabilização, sendo classificadas em anaeróbias e facultativas (sistema australiano) e outra de maturação. Os graduandos também tiveram a oportunidade de ver o ponto de lançamento do esgoto tratado no corpo receptor.

De acordo com a professora Camila, a visita técnica é muito importante para que os acadêmicos consigam enriquecer seus conhecimentos, aliando a teoria e a prática vivenciada no campo de trabalho do profissional. E claro, para que os discentes conheçam as diferentes oportunidades que são oferecidas na região dentro de sua área de formação.

Veja Também: